Sabe aquele momento da vida em que as pessoas começam a questionar nossa posição em alguns locais, tais posições como, pai de família, mãe de família, filho de um lar cristão, chefe no trabalho, regente de um grupo na igreja, líder de um grupo na igreja e até mesmo pastor. Elas vem diante de nós, questionam nossa posição e se julgam tão capazes quanto nós para ocupar este cargo, usam aquela famosa expressão, isso é fácil, qualquer um esta apto para fazer. Esse tipo de questionamento causa até queda da auto estima na pessoa, desanimando ela, dando aquela sensação de incapacidade. Deus levantou Moisés como líder do povo de Israel, para retirá-los do Egito e os conduzir em seu caminho, e por meio de Moisés, Deus levanta também Arão, como sacerdote do povo. O que vemos aqui são duas autoridades espirituais, instituídas pelo próprio Deus.
Arão como sacerdote, era quem oferecia sacrifício pelo povo, o único que poderia entrar no santo dos santos e expiar pelo pecado do povo. Havia um homem chamado Coré, bisneto de Levi, irmão de José do Egito, que começou a contestar a Moisés e Arão, dizendo que se todos eram santos e iguais, porque não poderiam ser líderes ou sacerdotes também. Com isso ele se ajuntou a mais duzentos e cinquenta pessoas, fazendo uma rebelião, conhecida como a rebelião de Coré. Ao ver isso Deus se indignou de tal forma, que abriu a terra e engoliu
os duzentos e cinquenta homens e os enviou direto para o Seol (Número capítulo 16). Mas esta demonstração do poderio de Deus não foi suficiente para convencer o povo, precisava de algo mais.
Sendo assim Deus pediu a Moisés que pegasse doze varas secas, uma para cada tribo, e colocaria o nome do patriarca da tribo, sendo que na de Levi, seria o nome de Arão, colocasse estas varas na tenda do encontro, onde Deus se manifestava ao povo e a vara que florescesse seria o escolhido por Deus, isso demonstraria um intervenção divina na escolha do sacerdote, Deus estava escolhendo com que falaria (Números capítulo 17)
Moisés fez como Deus ordenou e no dia seguinte foi até a tenda e a vara de Arão havia florescido, dando folhas, botões e amêndoas maduras, este é ponto que gostaria de chegar.
Vamos refletir sobre uma vara seca, um pedaço qualquer de árvore, sabemos que por si só, ele não pode gerar vida, pois depende de alguns fatores básicos, e um processo chamado de fotossíntese, onde o galho está ligado a um tronco, e este tronco a uma raiz, que fica abaixo da terra, fazendo a captação de água e sais minerais, transportando eles até as folhas da planta, em suas folhas elas recebem a luz solar e absorvem o gás carbônico, e quando a planta tem agua, luz solar e gás carbônico, produz seu próprio alimento e se mantém viva.
De repente Deus da um decreto ao Espírito Santo, pede para ele descer a até a tenda e falar com a vara seca, e o Espírito do Senhor desce até a tenda, caminha entre as varas
, vai naquela que esta escrito Arão, e diz: -Tenho um decreto de Deus para você (pois os seres viventes ouvem a voz do criador), tornará a vida hoje.
vara seca diz: - Tem tantas ai, eu já fui arrancada de uma amendoeira a tanto tempo, não há mais vida em mim.
Espírito de Deus: - Hoje terá sua gloria de volta, pois fará parte de algo que o Senhor Deus escolheu, você representa o ungido, o escolhido de Deus, não é apenas uma vara seca, mas o símbolo daquele com quem Deus quer falar.
Vara seca não esta ligada ao tronco
Espírito de Deus diz: - Como pode dizer isso, fostes enxertados na videira verdadeira, alguns galhos foram quebrados para que você fosse enxertado no lugar e tornasse a vida, vida essa que penas Cristo pode dar, pois árvore na qual estava não tinha o suficiente para você, agora esta ligado a videira verdadeira, a verdadeira fonte de vida
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Romanos 11:17-19
Vara seca não tem raiz...
Espírito de Deus diz: - Realmente, você não tem raiz, e isso cabe a mim, pois eu sou a raiz e a geração de Davi, o alfa e o ômega, torno a existência o que não existe, crio onde não tem, pois quando o universo houve o som da minha voz Ele para, para atender ao meus juízos.
Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. (Apocalipse 22:16)
Vara seca não tem como buscar água para regar
Espírito de Deus diz: - A água que existe é para um saciar sua sede momentaneamente, eu sua a fonte de agua viva, e se beber desta água jamais tornará a ter sede, para que quer outra água, se eu sou o suficiente para sua vida.
Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. (João 4:13-14)
Vara seca não tem sais minerais para sustentar.
Espírito de Deus diz: - Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. (João 6:51)
Vara seca não tem vida
Espírito de Deus diz: -sua vida vem de mim, não sou apenas a verdade e nem o caminho, mas sou também a própria vida para você.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
Após o Espírito do Senhor tomar aquele galho seco, a escritura nos revela que ele florescera, saiu dele uma folhagem, brotos e amêndoas maduras, o galho poderia apenas ficar verde, seria o suficiente, sabe o motivo disso? É porque nosso Deus faz a obra completa em nossa vida. Se estamos como um galho seco e inútil, seu Espírito vem até nós e nos diz que tudo o que precisamos para tornar a ter vida vem dele.
De repente olhamos ao lado, não temos aquém nos apegar, parece que estamos sem tronco para se firmar, uma vida vazia, seca, sem expectativa, ai o Espírito nos diz, ei, você esta enxertado em mim, na oliveira verdadeira, pode ser que antes você era seco, sem vida, mas agora esta em mim, e quem esta em mim, eu estou nele e dou vida.
Mesmo assim olhamos para nossa vida, seca, sem raiz, nossa família é a menor, e junto com ela uma bagagem de traumas, mágoas, parece que nascemos com uma placa de derrotado, pois nossas raízes erraram muito, mas o Espírito nos diz: Eu sou a raiz de Jessé, sou eu quem dou inicio a sua história, digo onde ela começa e termina, não são fatores externos ou familiares que determinam minhas escolhas, eu escolho, eu moldo e eu faço, afinal sou sua raiz.
Olhamos para as circunstâncias e dizemos que não conseguimos chegar até a água para nos hidratar, vivemos com sede, buscando coisas para nos preencher, para suprir carências, para disfarçar nossas dores e lamentos, ai o Espírito vem até nós e diz, posso te dar de uma água que nunca mais te deixara com sede, posso saciar sua sede definitivamente, posso encher sua vida completamente e por inteiro.
Mesmo assim dizemos, não tenho forças, falta alimento, falta fé, falta palavra, o Espírito te diz, ei, eu sou o pão da vida, sou o maná diário em sua vida, sou eu que te sustento, sou eu que te dou forças, sou que te dou expectativas, isso vem de mim e de mais nenhum lugar.
Galho seco, torne a ter vida! Que seu tronco se renove e brote de você folhas, brotos e amêndoas maduras...
Folhas, pois são elas que trazem até sua vida o calor do Espírito Santo, que consola e alimenta, brotos para mostrar que sempre haverá expectativa de vida gerando ai dentro e amêndoas, não penas amêndoas, mas amêndoas maduras, pois este fruto serve tanto para alimentar vidas ao seu redor, quanto para curar feridas dos que estão a tua volta e para fazer olho de sua vida, olho esse que é a unção do Espírito Santo sobre você para fazer a diferença neste mundo.
Se esta se achando um galho seco,ou se achando inútil, deixe o Espírito do Senhor vir sobre você e ministrar vida é ele quem fará brotar os frutos e mostrar para os que te oprimem que Deus esta em sua vida, aquele galho de amendoeira estava morto, mas pela vida que Deus deu a ele, mostrou ao povo quem era o escolhido, passou a ser a cosia mais valiosa e a solução para aquele conflito instaurado no meio do povo.
Deus abençoe sua vida!
Teoffillo
teoffillo@hotmail.com
Quando acho que sou um inútil e perco as expectativas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário